Minério
de Cobre

O que é

Não é exagero dizer que o cobre ajuda a moldar o mundo que conhecemos hoje.

Suas propriedades de condução de calor e de energia superam as de qualquer outro metal explorado comercialmente.

Cobre é um metal não ferroso, um dos mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade. Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze.

Para que serve

Maleável, reciclável, resistente à corrosão e a altas temperaturas, o cobre é empregado na geração e na transmissão de energia, em fiações e em praticamente todos equipamentos eletrônicos – como a sua televisão e o seu telefone celular.

Mesmo possuindo diversas propriedades importantes, nem sempre vemos o cobre em nosso dia a dia, mas uma de suas principais utilizações está a nossa volta e nos traz benefícios inigualáveis, como a condução de energia elétrica. Além disso, aproveitando suas propriedades, a construção civil utiliza amplamente este metal em diversas áreas, seja para aquecimentos de água e também refrigeração, produção de máquinas industriais e até os famosos aparelhos eletrônicos.

Sua propriedade anti-bactericida ajuda nos hospitais, moedas e sistemas de encanamento, pois evita o acúmulo de bactérias que fazem mal à saúde e não devem estar presentes nestes locais.

Outro lugar onde a utilização do cobre é muito importante é na fabricação de veículos, pois ele está presente nos fios, conectores, freios, rolamentos, radiadores e até mesmo no próprio motor.

Veículos, aviões, navios

Computadores e celulares

Materiais Elétricos

Saúde

Produção

O Brasil produziu cerca de 554 mil toneladas de cobre em 2021, resultado que coloca o país na décima posição no ranking mundial de produtores do metal.

“Em pouco mais de cinco anos o mundo começará a viver uma constante escassez de cobre.”

“A crescente falta do metal tende a se repetir ano após ano, ao menos nas próximas duas décadas. A partir de 2017/2018 a demanda mundial de cobre vai superar de vez a oferta do metal. As estimativas consideram todos os novos projetos já anunciados e não são alteradas diante da crise na Europa e nos EUA, grandes consumidores do metal. Independentemente do cenário no mundo desenvolvido, os analistas acreditam na sustentação da procura pelo cobre por parte dos mercados emergentes.” Fonte: CRU International, consultoria global do setor de mineração”

“Já esta acontecendo. Já estamos alcançando um estágio de pressão sobre o cobre, que está refletindo muito nos preços e na confiança do mercado”, afirmou o sócio da consultoria Price waterhouseCoopers no Chile, Colin Becker.

“Esse cenário está ocupando o centro das atenções das grandes companhias do setor, que têm de traçar planos estratégicos para se beneficiar do potencial de alta nos preços e investir na prospecção e exploração econômica do metal, para que a escassez não seja uma ameaça aos negócios e à competitividade.” Fonte: Jornal Valor Econômico.

Preço

Em 10/01/2018 o preço do cobre na LME foi de USD 7.140,00.

Em junho/2022 o preço do cobre na LME estava em USD 9.692,00

Se interessou pelos nossos produtos?

Entre em contato conosco